segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

6 mil alunos sem transporte escolar

Muitos pais de Araucária (RMC) protestaram, na manhã desta segunda-feira (07), contra a decisão da prefeitura de acabar definitivamente com o pagamento do transporte escolar para alunos da área urbana. São pelo 6 mil alunos que tinham o transporte subsidiado há anos.

São crianças de 7 a 9 anos que agora terão que caminhar por várias minutos correndo todos os riscos. Houve protesto também de pais de alunos da Colônia São Miguel, na área rural, que têm filhos estudando na escola Aleixo Grebus, na área urbana. Pelo menos 40 crianças ficaram esperando o ônibus hoje e ninguém apareceu.

A secretária da educação de Araucária, Maria José Dietrich, informou que a partir de agora o transporte escolar gratuito será ofertado apenas aos alunos que moram na área rural e aos estudantes das escolas especiais.

Aqueles que não se enquadram nestas modalidades poderão usufruir do vale estudantil ou ainda solicitar junto à Secretaria Municipal de Educação a transferência do aluno para uma escola mais próxima a sua residência.

Colônia São Miguel

Sobre os alunos da Colônia São Miguel, que estudam na escola Aleixo Grebus, na área urbana, onde as aulas já começaram, a secretária disse que na próxima segunda-feira (14), eles terão transporte escolar.

Professores

A secretária também explicou a situação dos professores que usavam transporte custeado pelo município para dar aulas nas escolas da zona rural e que, agora, também tiveram o benefício suspenso.

Segundo o prefeito de Araucária, Albanor Zezé Gomes, o município entra numa política de racionalização de investimentos. "Queremos otimizar os gastos. O montante que iremos economizar com esta redução será revertido em outros benefícios para garantir uma educação cada vez melhor e de referência".

Com esta racionalização o município irá economizar dos cofres públicos mais de R$ 3,5 milhões por ano, informou a prefeitura. As informações são da rádio Banda B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário